Afghan Hound é um cachorro de grande porte que tem um físico esbelto, com um ar aristocrata. O Afghan Hound também é um cachorro esguio de aparência nobre que possui uma pelagem incomum, com fios longos e lisos sedosos ao toque e que vão até o chão. Como o próprio nome indica é uma raça de origem afegã. Muita gente classifica o Afgan Hound como um cachorro esnobe e de comportamento teimoso, mas na verdade ele é apenas um cachorro com uma índole bastante independente.

O Afghan Hound é um cachorro apaixonado por sua família, bem humorado e gosta muito de brincar, mas também é incrivelmente auto-suficiente e quando enfrenta situações inusitadas, o Afghan é capaz de agir estrategicamente diante delas.

O cachorro da raça Afghan Hound é muito mais facilmente adestrado pelo dono e também precisa de bastante espaço para se exercitar, por esta razão, o Afghan não é um bom candidato para espaços pequenos. O Afghan foi desenvolvido originalmente para ser utilizado para caçar lebres e gazelas, por este motivo o cachorro da raça Afghan é versátil, e muito ágil.

Origem e História da Raça Afghan Hound

Existem muitas histórias sobre o surgimento da raça. Especula-se que eles existiam no Egito desde o tempo dos faraós, sem dúvida o Afghan Houndé uma raça de cachorro muito antiga com aproximadamente 7 mil anos e é derivada do grupo dos Sighthounds do Oriente Médio.

Afghan Hound foi desenvolvido por povos nômades para ter a habilidade de correr muito sem se cansar e ser capaz  de abater e trazer a caça de pequenos e médios animais sem o auxílio de seu dono. A raça costumava caçar em parceria de falcões que eram treinados para se lançar nas pedreiras. Foi desta maneira que geração após geração, foi se desenvolvendo naquela região montanhosa um cachorro que tinha muita resistência, mas também, conquistou uma incrível agilidade, percepção do ambiente e capacidade para saltar.

A pelagem longa proporcionava ao Afghan Hound isolamento térmico e proteção para a pele. Durante séculos, a raça se manteve escondida nas montanhas impenetráveis do Afeganistão. A criação do Afghan Hound começou a ser observada fora do Afeganistão somente após a guerra de fronteira Hindu-Afegã no século XIX e no início do século XX. Acredita-se que um oficial inglês enviou alguns cães à Inglaterra em 1925, e os enviou aos EUA anos depois. Ele tornou-se o primeiro criador oficial da raça Afghan Hound.

Naquela época, o Afghan Hound era chamado de Galgo Persa ou Barukhzy Hound. Esses cachorros formavam um grupo muito peculiar e elegante e com a divulgação do Afghan Hound a popularidade desta raça cresceu ainda mais rapidamente, transformando-o em um dos mais competitivos e glamorosos cães de exposição, levando a raça Afghan Hound ao auge de sua fama nos anos 70, quanto tornou-se a raça da moda, mas desde então tem diminuído sua popularidade.

Temperamento do Afghan Hound

Quanto ao temperamento, o Afghan Haund  confirma sua fama de “abstraído”. Apesar de não ser um cachorro pouco apegado ao dono, ao contrário, o filhote já bem novinho, elege seu dono e cria um laço muito estreito com essa pessoa e não suporta a separação. A “má” fama da raça dá uma impressão falsa de que ele não tem interesse em estar próximo ao dono. O Afghan é assim, um cachorro muito auto-suficiente e independente. Dificilmente um Afghan Hound vai ficar no colo ou virá quando for chamado. Ele não é um cachorro burro, apenas faz somente o que tem vontade.

Os exemplares da raça Afghan Hound são muito tranquilos com crianças e um pouco tímidos com estranhos. Gostam de caçar pequenos animais quando estão soltos no jardim, mas são extremamente educados e limpos em ambientes internos e gostam muito de ficar junto dentro de casa.

Como cuidar de um Afghan Hound

Apesar da pelagem longa que protege do frio, um exemplar da raça Afghan Hound sempre irá preferir um local macio para deitar. Muitos proprietários comentam que seus Afgans sempre dão um jeitinho de subir na cama e comparam seus cachorros com gatos. O Afghan Hound adora água e é um bom nadador. A raça também necessita de escovação constante para manter o pelo bonito e brilhante, espaço para correr e uma alimentação de qualidade. Se você tem um Afghan Hound ou pensa em adquirir um exemplar desta raça, é muito importante agendar um tempo em sua rotina diária para fazer caminhadas, caso você não viva em um local com espaço grande o suficiente para que ele faça bastante exercícios. O Afghan Hound precisa de ao menos duas horas de exercícios todos os dias, por isso é recomendado que esta raça viva em uma casa grande, com jardim. A expectativa de vida da raça Afghan Hound gira em torno de 12 a 14 anos.

Saúde do Afghan Hound

  • A importância com a pelagem e cuidados com higiene para a saúde : A pelagem da raça Afghan Hound é longa e sedosa, mas se você não cuidar muito bem do pelo de seu cachorro a pelagem longa causará problemas de saúde em seu cachorro, se você não cuidar dela da forma devida. A pelagem mal cuidada, sem os cuidados com tosa e escovação podem obscurecer a visão dos cães e acumular sujeira e detritos que poderá consequentemente causar problemas de pele e de visão.
  • Saúde dos olhos do Afghan Hound:  Síndrome da bolsa do canto medial (devido ao formato da cabeça desta raça, no canto interno, entre as pálpebras superiores e inferiores dos olhos, pode surgir um tipo de prega de pele no canto medial dos olhos, criando uma espécie de bolsões em que a sujeira e poeira podem ficar acumuladas no canto interno dos olhos. Existem descrições de que esta é uma patologia de origem genética, portanto caso você esteja pensando em adquirir um filhote, converse com seu criador sobre a possibilidade do filhote ter este problema e questione se os pais ou os avós já tiveram problemas oculares (já falamos aqui no blog a respeito de problemas de visão que acometem os cães, se quiser ler mais a respeito deste artigo acesse: Problemas de visão em cachorro).
  • O Afghan Hound e a displasia coxo femoral: Displasia Coxo femoral é uma anormalidade, muitas vezes de origem genética das articulações do quadril, causando dor e incapacidade de se movimentar. Como todas as raças de cachorros o Afghna Hound também está predisposto a apresentar problemas deste tipo, por isso é importante checar com os criadores os laudos radiográficos de displasia dos pais antes de adquirir um filhote  (já falamos a respeito de rinite alérgica em cães, se quiser sabe mais sobre este assunto acesse: Displasia coxofemoral em cães).
  • Outras doenças: Outras doenças podem acometer o Afghan Hound, mas estas doenças não possuem atualmente exames de rastreio genético que possam ser realizados pelos criadores a partir dos pais e avós dos filhotes. Cães de forma geral estão predispostos a adquirir doenças como problemas de pele, problemas derivados de crescimento acelerado em raças grandes, câncer e catarata em animais de idade avançada. Infelizmente problemas de saúde como estes podem ocorrer em quaisquer cachorros independentemente da qualidade do criador. Por isso é muito importante cuidar de seu cachorro sempre da melhor forma possível, e ao menor sinal de problemas levá-lo ao veterinário a fim de detectar problemas no início e assim promover um rápida recuperação para seu cachorro.

Precauções importantes antes de adquirir seu filhote de Afghan Hound

  • Solicite ao criador informações sobre o histórico veterinário dos pais, avós e bisavós de seu filhote. O criador é a pessoa mais qualificada para informar a você sobre os eventuais problemas e riscos, no entanto, cabe a você considerar as opções mais adequadas na hora da aquisição do seu filhote de cachorro. Caso algum problema na linhagem do seu filhote seja apontado pelo criador, procure considerar as implicações e tome a decisão com cautela.
  • Pergunte ao criador qual é a política do canil em relação aos casos de doenças genéticas graves que possam acometer seu cão futuramente. Alguns criadores pedem para que o novo proprietário informe sobre possíveis problemas de saúde com seus filhotes, a fim de aprimorar as decisões a respeito das futuras ninhadas.

Preço do Afghan Hound

Quanto custa um Afghan Hound?

  • O valor do Afghan Hound, como para todas as raças de cachorros, poderá variar de acordo com cada criador e também com cada tipo de criação. Canis que participam de eventos de exposição, em geral, gastam muito mais com pesquisas e aprimoramento genético e em decorrência destes gastos, os filhotes acabam saído mais caro.
  • Alguns canis não participam de exposições, mas realizam um trabalho genético muito responsável, com exames e outros procedimentos veterinários de alto custo, que variam desde um simples exame de brucelose antes do acasalamento (já falamos sobre brucelose aqui no blog, se tiver interesse de saber mais sobre este assunto, acesse: Brucelose Canina), inseminação artificial (já falamos sobre inseminação artificial em cães aqui no blog, se tiver interesse de saber mais sobre este assunto, acesse: Inseminação artificial em cães), até a realização de radiografias coxo femorais em seus padreadores e matrizes (já falamos sobre displasia coxo femoral aqui no blog, caso queira saber mais sobre o assunto, acesse: Displasia coxo femoral em cães).
  • Acompanhando nosso GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL, listado logo abaixo deste texto, você poderá compreender melhor quais são as diferenças que elevam ou reduzem o preço do filhote de Afghan Hound, de acordo com cada tipo de criação e assim ficará confortável para fazer a escolha de um filhote para você e sua família.