Em 1838 um inglês, John Gould, viajou para a Austrália com o objetivo de estudar a fauna e realizar desenhos de aves. Ele foi o responsável pela fama mundial das calopsitas pois ele foi o primeiro especialista a levar calopsitas para fora da Austrália.

Introdução

Em 1838 um inglês, John Gould, viajou para a Austrália com o objetivo de estudar a fauna e realizar desenhos de aves. Ele foi o responsável pela fama mundial das calopsitas pois ele foi o primeiro especialista a levar calopsitas para fora da Austrália.

Alguns métodos de como saber o sexo da sua calopsita

Se sua calopsita é filhote só a como saber se é macho ou fêmea por DNA.

—Alguns criadores afirmam que conseguem descobrir o sexo pelo tamanho da pelve, na qual a fêmea teria a pelve mais larga que o macho, porém por ser filhote o animal esta ainda em desenvolvimento.calopsita assas

—Se sua calopsita não é mais filhote e já teve a primeira muda de penas, que ocorre entre 6 e 8 meses de idade, conseguimos diferenciar o sexo pela cor das penas. Porem aí vai um detalhe muito importante. Só as calopsitas silvestres e as Cara Branca identificamos o sexo pela cor das penas.

—Nas Calopsitas Cara Branca e Silvestres, podemos observar listras na calda se for fêmea, e se for macho não terá essas listras. Essa técnica das diferenciações de penas só podem ser usadas depois da primeira troca das mesmas.

As Calopsitas Silvestres também apresentam algumas outras diferenças entre machos e fêmeas. Os machos apresentam a cor cinza por todo o corpo com asas brancas, de face mais amarelada e bochechas mais rosadas. Já a fêmea além das listras, como citado no paragrafo anterior, a face da mesma é mais acinzentada.

Sobre o Corte Correto das Asas da Calopsita

Mas antes, observações importantes:
—O corte das asas de forma correta fornece a ave o poder de voar baixo, conseguindo voar de forma plana sem cair, porem não fará voos altos.
—Esses voos baixos são importantes para que ela possa se defender caso ela caia de alguma altura e não se machuque.
—Sempre cortar as asas de forma igual dos dois lados, para que sua ave tenha equilíbrio.assas
É de extrema importância, mesmo com a asa cortada, vigiar sua ave para que a mesma não fuja.

—Agora sobre o corte:
—Para realização do corte é sempre bom ter alguém que possa te auxiliar a imobilizar a ave para que o procedimento seja feito de forma mais fácil e segura.
—Quando grande as penas, é necessário pegar de fora para dentro da asa do sua ave, e cortar de 7 (sete) a 9 (nove) penas, da ponta da asa para dentro na diagonal, que são as penas maiores. Observar para não corta as penas da parte externa. Observe a imagem abaixo mostrando o local certo de corte.

Definir o sexo da Calopsita

Saber o corte de asas.

Saber a alimentação adequada.

Saber como cortar as unhas da calopsita.

Alimentação da Calopsita

CALOPSITA ADULTA:

—A base da alimentação das calopsitas devem ser a semente.

—As sementes mais comuns são:
_ Painço
—_Alpiste
—_Semente de girassol
Mais temos outras sementes como:
_Cártamo
—_Arroz com casca
—_Aveia
_Trigo mourisco

—É vendido também misturas já prontas, porem tem que observar a qualidade da ração.

—Algumas empresas costumam colocar um percentual muito grande de semente de girassol nas misturas de rações pois é uma semente barata, e de certa forma barateia o custo de produção da ração, mais uma quantidade alta de semente de girassol pode diminuir a qualidade da ração pois a semente é muito gordurosa.

Como cortar a unha de sua calopsita

Só é necessário cortar a unha se ela estiver maior do que o normal.

—Como saber se ela esta maior que o normal?

—Caso ela arranhe muito. É normal a unha da sua ave arranhar , porem caso comece a arranhar de forma que machuque já é um indicio de que seja necessário o corte, até porque com as unhas grandes pode trazer prejuízos para a ave causando falta de equilíbrio, podendo lesa-la de alguma forma.

—Cuidado:

—A primeira recomendação é segurar a pata de sua ave e segurar dedo por dedo para que o corte dunhasa unha seja feito de forma segura. Devido a isso um auxiliar pode ser uma boa ideia para facilitar a tarefa. O corte pode ser feito com cortador de unha ou alicate de unha, desde que os mesmos sejam usados com cautela.

—Atenção, pois deve cortar apenas a ponta da unha, evitando com que algum vaso sanguíneo que fique na unha seja atingido lesando sua calopsita, por isso só é recomendado o corte caso você tenha experiência com esse tipo de tarefa ou leve a um medico veterinário.

Agende uma consulta clicando aqui.