[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_opacity=”0.5″ border_style=”solid”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”no” min_height=”” hover_type=”none” link=””][fusion_text]

A importância do Médico Veterinário na Saúde Pública: Cuidar do seu pet é cuidar de você!

Ainda existe o pensamento equivocado que os animais domésticos são um perigo para a saúde publica, pois podem ser transmissores de várias doenças ao homem, as chamadas zoonoses. Há um exagero neste pensamento, pois quando os pets são bem tratados, devidamente vermifugados e vacinados, vivem em umas condições de higiene, dificilmente irão transmitir doenças às pessoas.

vet-com-animais

Diversas são as zoonoses, porém, destaca-se algumas, como:

  • Leptospirose: A lepstospirose é uma doença comum em épocas chuvosas ou em locais que há possibilidade de alagamentos ou acúmulo de água. Causada pela bactéria Leptospira sp., afetando várias espécies, incluindo o homem. Infecção ocorre por urina,água e alimentos contaminados, onde os microorganismos irão penetrar na pele ou por ingestão. Cães, ratos e animais podem contrair a doença e tornarem – se transmissores.

  • Toxoplasmose:Causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, ocorrendo em diversos animais de sangue quente, porém, a família dos felídeos parece ser o único hospedeiro em que ocorre o ciclo sexual do parasita, ou seja, hospedeiro definitivo. Os gatos se infectam após ingerir carne de caça ou carne crua contendo trofozoítos. A partir de então, os gatos passam excretar oocistos em suas fezes por uma ou duas semanas e em três dias os oocistos se tornam infectante. A infecção humana irá ocorrer com a ingestão de trofozoítos na carne crua ou mal cozinha, más condições de higiene, ingestão de oocistos das fezes do gato e via transplacentária. A infecção irá causar uma doença clínica em adultos imunocomprometidos, caso contrário, raramente irá ocorrer. A infecção transplacentária é a forma de contaminação mais preocupante, podendo causar grande moléstia do feto por ocasião do nascimento e afecções oculares posteriores. É importante ter alguns cuidados ao manusear carnes cruas, verduras ou fezes de animais durante a gravidez.

  • Raiva:A raiva é uma doença viral que acarreta sintomas nervosos. Transmitida por cão, gato, rato, bovino, equino, suíno, macaco, morcego e animais silvestres, através da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos, fazendo assim, com que os animais domésticos sejam importante fonte de transmissão.

  • Bicho geográfico ou larva migrans:A larva migrans cutânea é encontrada por toda parte onde se encontrem cães e/ou gatos infectados com ancilostomídeos, sobretudo braziliense e A. ceylanicum. O problema é mais frequente em praias e em terrenos arenosos, onde esses animais poluem e meio com suas fezes. Em muitos lugares, são os gatos as principais fontes de infecção. O hábito de enterrar os excrementos, tão característico desses animais, e a preferência por fazê-lo em lugares com areia, favorecem a eclosão dos ovos e o desenvolvimento das larvas. Nos humanos, a infecção acontece através da pele em contato com solos contaminados. Os cães eliminam os ovos deste verme através das fezes, por este motivo a infecção é mais comum em pessoas que frequentam praias e terrenos arenosos, já que as condições do solo, umidade e calor favorecem o desenvolvimento das larvas infectantes.

  • Sarna: A sarna sarcóptica ou  escabiose  canina,  causada  pelo  ácaro Sarcoptes scabiei, é altamente contagiosa para outros cães e para o Homem. Nos gatos, o tipo de sarna contagiosa para o homem é a sarna notoédrica causada pelo Notoedres cati. A transmissão para outros animais e homem é feita através do contacto direto  com um animal infectado ou com o ambiente envolvido.A sarna sarcóptica provoca intenso prurido, vermelhidão queda de pelo, crostas na pele e escoriações. As áreas mais afetadas são a cabeça, a ponta das  orelhas,  ao redor  dos  olhos,  abdômen,  cotovelos,  podendo  evoluir  para qualquer região do corpo se não for tratada. A sarna notoédrica é muito mais rara que a sarna sarcóptica  e  atinge  preferencialmente  a  cabeça  do  animal  causando  crostas  secas  e muito prurido.No  homem, o quadro clínico é menos grave.

Várias outras doenças estão no contexto de zoonose e saúde pública. Sendo assim, o acompanhamento do animal por um médico veterinário é fundamental para o bem estar e saúde do seu pet e de sua família. Mais importante ainda, é a Medicina Veterinária preventiva, visto que um correto protocolo de vacina e vermifugação irão prevenir grande parte dessas doenças. Assim, O Hospital Cambuá existe para promover a saúde animal. Somos movidos pela relação de afeto criada entre os homens e os seus animais e todos os benefícios criados a partir dela: mais felicidade, mais qualidade de vida e companhia garantida. Cambuá: 24 horas de atenção, cuidado e carinho com o seu pet.

Agende sua consulta clicando aqui, o 1° agendamento é totalmente gratuito.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container][fusion_builder_container background_image=”https://hospitalveterinariocambua.com.br/wp-content/uploads/2015/12/make-an-appointment.jpg” background_parallax=”fixed” enable_mobile=”no” parallax_speed=”0.3″ background_repeat=”no-repeat” background_position=”center center” video_aspect_ratio=”16:9″ overlay_opacity=”0.5″ video_mute=”yes” video_loop=”yes” fade=”no” border_size=”0px” border_style=”solid” padding_top=”110″ padding_bottom=”100″ hundred_percent=”no” equal_height_columns=”yes” hide_on_mobile=”no”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”3_5″ last=”no” spacing=”yes” center_content=”no” hide_on_mobile=”no” background_color=”” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” background_position=”left top” hover_type=”none” link=”” border_position=”all” border_size=”0px” border_color=”” border_style=”solid” padding=”” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ animation_offset=”” class=”” id=”” min_height=””][fusion_text]

Agendar Horário

[/fusion_text][fusion_text]

Jeito simples, prático para te ajudar a cuidar com mais carinho e atenção do seu animal , clique abaixo para agendar!

[/fusion_text][/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_3″ layout=”2_5″ last=”yes” spacing=”yes” center_content=”yes” hide_on_mobile=”no” background_color=”” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” background_position=”left top” hover_type=”none” link=”” border_position=”all” border_size=”0px” border_color=”” border_style=”solid” padding=”” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ animation_offset=”” class=”” id=”” min_height=”” element_content=””][/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_3″ layout=”2_5″ last=”yes” spacing=”yes” center_content=”yes” hide_on_mobile=”no” background_color=”” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” background_position=”left top” hover_type=”none” link=”” border_position=”all” border_size=”0px” border_color=”” border_style=”solid” padding=”” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ animation_offset=”” class=”” id=”” min_height=””][fusion_button link=”https://hospitalveterinariocambua.com.br/agendamento-online/” target=”_blank” alignment=”center” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” color=”default” size=”xlarge” stretch=”default” icon_position=”left” icon_divider=”no” animation_direction=”left” animation_speed=”1.0″]AGENDAR HORÁRIO[/fusion_button][/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_3″ layout=”2_5″ last=”yes” spacing=”yes” center_content=”yes” hide_on_mobile=”no” background_color=”” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” background_position=”left top” hover_type=”none” link=”” border_position=”all” border_size=”0px” border_color=”” border_style=”solid” padding=”” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ animation_offset=”” class=”” id=”” min_height=”” element_content=””][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]