De quanto em quanto tempo a cadela entra no cio? 

Esta é certamente uma das perguntas mais frequentes sobre este assunto, entre novos proprietários de fêmeas.

Vamos falar um pouco sobre o cio, você sabe como funciona o ciclo da cadela? O cio das cadelas têm o ciclo estral dividido em quatro fases: proestro, estro, anestro e diestro. Mais abaixo falaremos sobre estas fases.

Com que idade a cadela entra no primeiro cio?

O primeiro ciclo varia de acordo com a raça e genética da cachorra, tendo uma variação individual, ou seja, uma cachorra de porte pequeno pode ter o seu primeiro cio aos 6 meses e uma cachorra de porte grande pode ter o seu primeiro cio entre 1 e 2 anos. As lobas têm o primeiro cio por volta de 24 meses. A falta de cio antes deste período não é preocupante.

É importante saber que desde o primeiro cio a cadela é fértil.

Qual a duração do cio da cadela?

Assim como o primeiro cio varia bastante, a duração do tempo também varia muito podendo ter uma duração mínima de 6 dias até 30 dias. Este tempo de duração pode variar entre um ciclo e outro. Antes se acreditava que a duração do cio era de 15 dias, a ovulação acontecia por volta do 12º dia e pronto, não é verdade, há vários tipos de cios e conforme o tipo pode haver variação do dia da ovulação:

Cio cortado ou cio da loba: é quando o ciclo se inicia e não culmina com a ovulação, voltando ao redor de 15 a 30 dias depois;

Cio silencioso: não demonstra sinais e nem sintomas externos somente um macho experiente ou exames laboratoriais e dosagem hormonal de progesterona é capaz de auxiliar a diagnosticar.

Então, qual o período do cio que a cachorra deve acasalar?

Para sabermos a fase do acasalamento devemos conhecer as fases do ciclo.

Proestro: durante o proestro a cachorra começa a apresentar secreção sero sanguinolenta pela vulva e atrai machos, porém não os aceita. A sua duração pode variar de 3 a 21 dias.

Estro: no estro ela aceita a presença do macho e o acasalamento. Nesta fase ocorre a ovulação, maturação oocitária e a fertilização. A média de duração é de 6 dias.

Diestro: depois do estro ela terá um período de diestro com altos níveis de progesterona que auxiliam na manutenção da gestação, se tiver acasalamento, e tem duração de 60 dias.

Anestro: fase final em que permanecerá por 120 dias (para as cachorras com ciclos a cada seis meses) Esta fase é de inatividade hormonal até a preparação para o próximo estro.

Conhecendo as fases acima entendemos que ela deve ser acasalada no estro e normalmente quando ocorre a ovulação a fêmea aceita o macho, porém não é sempre assim, existem fêmeas que aceitam o macho durante todo o cio e àquelas que nunca aceitam o macho ou um determinado macho em todo o cio, portanto, para se ter a certeza de qual fase ela esta deve se recorrer há alguns exames:

Citologia vaginal: usado para diagnosticar a fase do ciclo estral (proestro, estro, diestro ou anestro) e estando em estro deve ser coberta ou inseminada a cada 48 horas até que o quadro se modifique para o diestro.

Dosagem hormonal: durante o início do ciclo os níveis de estrógeno são altos e vão caindo conforme vai chegando a ovulação e aumentam-se os níveis de progesterona que ficarão altos durante o restante do cio e gestação, esta relação entre estrógeno e progesterona determina a mudança da fase de proestro para a fase de estro, período no qual o comportamento de aceitação à cobertura se estabelece, portanto a dosagem de progesterona é o exame mais importante para saber o momento exato de acasalamento e inseminação. O acasalamento ou inseminação deve ser repetido a cada 48 horas.

Existe também a vaginoscopia e ultra-sonografia também auxiliares na detecção das fases do ciclo estral.

Deixe um comentário

Seu E-mail não irá ser publicado

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.