Problemas nos órgãos reprodutivos são causas principais de morte de cadelas e gatas não castradas.

Doenças infecciosas como o Tumor Venéreo Canino Transmissível, distúrbios hormonais que resultam na piometra, uma grave infecção do útero, e o câncer podem causar sangramentos. Qualquer tipo de corrimento ou sangramento vaginal em cadelas e gatas indica problemas na saúde e deve ser motivo para procurar um veterinário imediatamente!

A única razão para sangramento natural das cadelas é durante uma fase que antecede o cio, um momento do ciclo reprodutivo das cadelas chamado proestro, quando um sangramento discreto pode ser observado, que cessa naturalmente em alguns dias.

A variação do período de sangramento é bem variável conforme a cadela e a sua raça, mas em média esse período dura entre 5 a 9 dias. Visivelmente os sangramentos normais e os que são patológicos são bem parecidos. Se você não tem muita experiência com esse assunto ou é um tutor de primeira viagem, procure um veterinário ao ficar em dúvida em relação a esse sangramento.

Fora desse período, qualquer tipo de corrimento, sangramento, aumento de volume ou incômodo na região vaginal, quando a cadela fica lambendo-se excessivamente, é motivo para procurar um veterinário imediatamente.

Cadelas e Gatas saudáveis devem ter sempre essa parte do corpo limpa e seca e livre de qualquer secreção naturalmente. Mesmo após a cópula, cadelas não devem apresentar sangramento. Pode ser até na “primeira vez da cadela”, o sangramento não é normal e, se ocorrer, deve-se procurar um veterinário.

Qualquer tipo de corrimento durante a gestação deve ser verificado, pois corre-se o risco da ocorrência de um aborto.

Piometra é uma grave infecção do útero que é desencadeada pelo desequilíbrio dos hormônios. Sintomas que podem ser observados eventualmente são o sangramento e o corrimento vaginal. Mas atenção: nem toda cadela ou gata com piometra tem corrimento e os sintomas podem ser inespecíficos, como a perda do apetite e febre.

Infecções da bexiga e a presença de cálculos (ou pedras) no trato urinário também podem causar sangramentos.

Cadelas e gatas não castradas e que já receberam algum tipo de anticoncepcional correm maior risco de doenças do trato reprodutivo, como o câncer de útero e de mama.

Essas doenças, se não tratadas, podem levar à morte de uma cadela ou gata em pouco tempo. Esses medicamentos não são de uso aconselhável para a grande maioria das cadelas. Uma única aplicação aumenta em pelo menos 50% as chances da ocorrência de doenças no útero.

A regra é a mesma para as cadelas e gatas que foram castradas: elas jamais devem ter nenhum tipo de corrimento ou sangramento vaginal. Se ocorrerem, é motivo para procurar um veterinário imediatamente.

 

Agende um horário clicando aqui.